8.4.09

Apresentação

Este Grupo dedica-se ao estudos de práticas sociais situadas em ambientes escolares e não escolares e os processos educativos por elas desencadeados, conformados, consolidado, referentes a informações, valores, competências, atitudes,posturas, geradora de significado, a partir das perspectivas dos "desqualificados" e "marginalizados" pela sociedade, com eles pesquisando, lançando mão de metodologias dialógicas. Trabalha com aportes teóricos advindos da Filosofia,Sociologia, Antropologia, Política, Educação, Educação Popular, Artes, Saúde para compreensão de práticas sociais na América Latina, multicultural, dialógica, humanizante e libertadora. Lida, entre outros, com conceitos tais como: raça, trabalho sexual, ação comunitária, encarceramento.

Temática:educação, direitos humanos e formação dos cidadãos;movimentos e ações sociais; formação de educadores sociais;formação de professores;combate a preconceitos, discriminações, racismo; ações e comprometimento social em educação musical; saúde e fortalecimento de comunidades; direitos sexuais e reprodutivos; educação de homens e mulheres aprisionados/as. É formado por pesquisadores e estudantes de Pós-Graduação em Educação e de graduação em Pedagogia, Enfermagem, Ciências Sociais.


Os resultados vêm sendo aplicados noensino de graduação e pós-graduação em Educação e Saúde, na formaçãocontinuada de educadores em parceria com Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social da região na formação de educadores comunitários, além de contribuir na formulação de políticas na área da justiça e saúde.Vem trabalhando em conjunto com a Rede de Ed.Popular e Saúde e com o NúcleoEd. para a Integração da AUGM.Tem mantido colaboração com pesquisadores de outras instituições: Profa. Nara M.G. Bernardes-PUC/RS; Prof.Luiz A.O.Gonçalves-UFMG;Prof.Eduardo Stotz-FIOCRUZ; Profa.Joyce E. King-New York University, em Atlanta, USA; Profa.Sonia Stela O.Araujo - Universidad Autonoma del Estado de Morales, México; Dra.Zola Vakalissa da University of South Africa.