31.5.12

PROJETO DO GRUPO DE PESQUISA RECEBE PRÊMIO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Com grata satisfação informamos que o  Projeto “Mapeamento e catalogação de práticas populares de saúde” recebeu 3 premiações no Prêmio Victor Valla de Educação Popular e Saúde coordenado pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.
 
Este projeto vem sendo desenvolvido desde 2006 com o objetivo de promover o diálogo entre as práticas de saúde populares e as do serviço de saúde. Os prêmios recebidos foram: 1º lugar em Produção Áudio Visual com o Vídeo “Mapeps: mapeamento de práticas de educação popular e saúde”, em anexo à este Ofício, 8º e 9º lugares em Pesquisas e Sistematizações com a pesquisa “Morar e trabalhar na mesma comunidade: a visão do praticante de práticas populares de saúde” de autoria de Hananiah Tardivo Quintana e a sistematização “Mapeamento de experiências de Educação Popular e Saúde de São Carlos” de autoria dos coordenadores do projeto.

Foram 161 inscritos em todo o país, sendo 23 Textos Artísticos; 37 Produções Audiovisuais e Musicais; 53 Narrativas e Relatos e 48 Pesquisas e Sistematizações, com 10 premiações em cada uma dessas quatro categorias. O prêmio tem por finalidade apoiar e contribuir com o fortalecimento dos grupos, coletivos, movimentos populares e acadêmicos, assim como dos serviços de saúde que buscam mapear, conhecer e compartilhar saberes com as Práticas Populares de Cuidado à Saúde presentes nas comunidades de todo o país. O comprometimento das instituições de ensino, como a UFSCar, e sua articulação com os movimentos sociais e com os serviços de saúde demonstram que a Educação Popular é também um referencial capaz de
promover mudanças na formação dos profissionais de saúde, fortalecendo processos de ensino, pesquisa e extensão aliados à implementação do Sistema Único de Saúde e ao fortalecimento da participação social.
 
O projeto premiado teve financiamento da Pró-reitoria de Extensão - PROEX da UFSCar desde 2006. É coordenado pelos professores: Maria Waldenez de Oliveira (DME), Aida Victoria Garcia-Montrone (DME), Aline Guerra Aquilante (DMed) e Fabio Gonçalves Pinto (DMP). Nos anos de 2010 e 2011 foi realizado em parceria com a Incubadora de Cooperativas da UFSCar, recebendo financiamento também do Programa de Extensão Universitária – PROEXT do Ministério da Educação, do Programa Nacional de Incubadoras de
Cooperativas – PRONINC do Ministério do Trabalho e Emprego, FAPESP e FINEP.