15.7.13

Alunos da Terapia Ocupacional e Fisioterapia participam de palestra sobre Educação Popular em Saúde

No dia 10 de junho, os alunos dos cursos de Terapia Ocupacional e Fisioterapia participaram da palestra Educação Popular e Saúde, ministrada pela Profa. Dra. Maria Waldenez de Oliveira, no salão nobre do Claretiano.
O tema trata sobre uma causa que existe desde a década de 1970, quando a educação popular em saúde dava seus primeiros passos para, futuramente, servir como base para a implantação do SUS, por exemplo.
A educação popular em saúde atua em conjunto com a população, no intuito de aproximar os usuários do SUS dos seus reais direitos e autonomias, uma vez é um patrimônio muito novo da sociedade. A educação popular em saúde é, acima de tudo, um meio de pensar, organizar e desenvolver a saúde pública, trazendo novas alternativas e uma forma democrática de saúde à população, baseado em estudos e pesquisas advindas da própria população.
A Professora palestrante é Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de São Carlos (1980), com mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1987) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1996). Faz parte do Grupo de Coordenação da Rede de Educação Popular e Saúde e representante dessa Rede no Comitê Nacional de Educação Popular e Saúde do Ministério da Saúde. Membro da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO) - GT de Educação Popular e Saúde e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) - GT de Educação Popular, do qual está como vice-coordenadora
Para o coordenador dos cursos participantes, Prof. Ms. Edson Barros, a palestra trouxe uma visão muito especial sobre o tema para todos os alunos.