18.9.14

5º Seminário de Pesquisas em Práticas Sociais e Processos Educativos Promoção: Linha de pesquisa “Práticas Sociais e Processos Educativos” do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFSCar





A temática dos processos educativos em práticas sociais vem sendo investigada há 17 anos pelo Grupo de Pesquisa "Práticas Sociais e Processos Educativos" e desde 2005 pela Linha de Pesquisa homônima do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisadores formados nestes espaços e em outros espaços, grupos, instituições com as quais o Grupo e a Linha de Pesquisa vêm realizando diálogos acerca dessa temática promovem, desde 2009, Seminários onde são apresentados e debatidos pesquisas e ensaios sobre processos educativos que se dão em práticas sociais.

O 5º Seminário de Pesquisas em Práticas Sociais e Processos Educativos se debruçará sobre o seguinte tema: “Educar-se em direitos humanos: reflexões sobre pesquisas em práticas sociais e processos educativos” e é promovido pela Linha de Pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Educação com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar.

O Seminário será realizado em dois dias: 30 de setembro (terça-feira), das 14h às 18h, no Anfiteatro 01 da Biblioteca Comunitária, Área Norte e 07 de outubro (terça-feira), das 14h às 18h, no anfiteatro do Centro de Educação e Ciências Humanas, no edifício de Aulas AT-2, Área Sul. A programação detalhada do evento segue abaixo.

No dia 30 haverá a Conferência intitulada Examining the tension between unity and diversity in education: A liberal multicultural perspective / Analisando a tensão entre unidade e diversidade na educação: Uma perspectiva multicultural liberal que será proferida pelo professor David M. Scott da Universidade de Calgary, Canadá com tradução simultânea de Paloma Barros Scott. A referência do texto que será apresentado na Conferência é: Gereluk, D. & Scott, D. (April, 2014). Citizenship education and the construction of identity in Canada.In J. E. Petrovic & A. M. Kuntz (Eds.). Citizenship education around the world: Local contexts  and global possibilities. New York, NY: Routledge University Press.

A participação como ouvinte é gratuita e as vagas são limitadas. As pessoas interessadas em se inscrever no seminário devem enviar um e-mail para seminariospspe@gmail.com até o dia 28 de setembro com as seguintes informações: no assunto do e-mail colocar “INSCRIÇÃO”; no corpo do e-mail colocar o nome completo e indicar se pretende participar dos dois dias do evento. As pessoas que se inscreverem receberão um e-mail da organização do seminário confirmando a inscrição. Serão entregues certificados para os ouvintes.


PROGRAMAÇÃO (atualizada em 25/09/2014)

30/09/2014

14:00 – 14:30 – Cerimônia de Abertura.

14:30 – 15:30 – Conferência: Examining the tension between unity and diversity in education: A liberal multicultural perspective / Analisando a tensão entre unidade e diversidade na educação: Uma perspectiva multicultural liberal de David M. Scott - Universidade de Calgary, Canadá com tradução simultânea de Paloma Barros Scott

15:30 – 15:50 – Café

16:00 – 16:15 - As dimensões educativas da rua e suas relações com os direitos humanos institucionalizados em políticas públicas - Djalma Ribeiro Junior; Rosângela Pereira de Souza; Sara Ferreira de Almeida

16:15 – 16:30 - Processos educativos e interculturalidade: o brincar durante o translado do ônibus escolar rural - Luana Zanotto; Juliana Inhesta Limão; Maria Elisa Nicolielo; Aline Sommerhalder; Fernando Donizete Alves

16:30 – 16:45 - Os movimentos sociais do campo e a luta pelo direito à terra - Kergilêda Ambrosio de Oliveira Mateus; Aida Victoria Garcia Montrone

16:45 – 17:00 - Resgatando o protagonismo e a autonomia feminina: processos educativos na humanização do parto - Regina Machado de Souza; Aida Victoria Garcia Montrone

17:00 – 18:00 - Diálogo sobre trabalhos


07/10/2014

14:00 – 14:15 - Intercâmbio de saberes e extasia em práticas sociais: um olhar para a pintura popular latinoamericana - Paulo César Antonini de Souza 

14:15 – 14:30 - Enegrecendo a educação: reflexões à respeito de identidades culturais e escola - Silmara Elena Alves de Campos 

14:30 – 14:45 - Educar-se em direitos humanos em espaços de restrição e privação de liberdade - Sebastião Valter de Oliveira Junior

14:45 – 15:00 -  A prática da extensão universitária em educação ambiental popular dialogada com a educação em direitos humanos - Tiago Zanquêta de Souza

15:00 – 15:30 - Diálogo sobre os trabalhos

15:30 – 15:50 – Café

16:00 – 16:15 - Pesquisas com crianças: pelos direitos das crianças de dizer a sua palavra para que suas vozes sejam ouvidas - Aline de Souza Denzin; Fernando Donizete Alves

16:15 – 16:30 - Práticas de musicalização com crianças: reflexões sobre processos educativos - Camila Tanure Duarte; Camila Marques dos Santos; Gabriela Sartori; Fernando Donizete Alves; Aline Sommerhalder

16:30 – 16:45 - Processos educativos desencadeados de uma intervenção na educação infantil envolvendo a educação das relações étnico-raciais - Alessandra Guerra da Silva Oliveira

16:45 – 17:00 - Música na escola é ou deveria ser um direito de todos/as? A educação musical na escola de educação básica em Moçambique - Luiz Gonçalves Junior; Denise Andrade de Freitas Martins

17:00 – 18:00 - Diálogo sobre trabalhos e Encerramento