27.4.15

Cosmovisão e Convivência

COSMOVISÃO E CONVIVÊNCIA

Informamos a postagem no site do Grupo de Pesquisa (www.processoseducativos.ufscar.br) do texto "ESTUDOS SOBRE COSMOVISÃO (acompanha  seção de debates sobre Convivência)" de autoria de pesquisadores/pesquisadoras  e estudantes do Grupo de Pesquisa "Práticas Sociais e Processos Educativos".  Para acessar o texto clicar, no menu à esquerda, o botão "Textos e relatórios".

Resultado de 3 anos de estudos e debates o texto apresenta na primeira parte a síntese dos estudos sobre Cosmovisão a partir da leitura de livros e/ou artigos de alguns autores selecionados (listados abaixo). Com base nesses estudos,  os autores e autoras procederam a debates (que foram transcritos para o texto) sobre as contribuições dos estudos sobre Cosmovisão para nossas metodologias de pesquisa, particularmente para a Convivência Metodológica. Tais debates constituem a segunda parte do texto.

Abaixo, encontra-se o sumário detalhando o seu conteúdo.

O grupo de autores e autoras espera poder contribuir ao Grupo de Pesquisa, especialmente no aprofundamento de estudos acerca de nossas escolhas metodológicas.

SUMÁRIO


1. APRESENTAÇÃO 

2. APRESENTAÇÃO DOS AUTORES ESTUDADOS
ALFREDO LÓPEZ AUSTIN
ANTONIO PEÑA CABRERA
CLIFFORD GEERTZ
DANIEL MUNDURUKU
EDUARDO BATALHA VIVEIROS DE CASTRO
ENRIQUE DUSSEL
ERNANI MARIA FIORI
FABIANO DE ALMEIDA OLIVEIRA
JOSEF ESTERMANN
MAURO FERNANDO MEISTER
SIMÓN YAMPARA HUARACHI
WILHELM DILTHEY 

3. ESTUDOS SOBRE COSMOVISÃO
Ethos, visão de mundo e cosmovisão: um estudo do livro “A interpretação das culturas” de Clifford Geertz.

Cosmovisão do povo Munduruku: perspectiva indígena amazônica - texto baseado no livro “Banquete dos Deuses. Conversa sobre a origem e a cultura brasileira” de Daniel Munduruku.

Pensamento ameríndio: relatos antropológicos de cosmovisões amazónicas - texto baseado no Artigo “O Nativo Relativo” de Viveiros de Castro.

O fundamento do mundo e o sentido do ser: um estudo sobre a Introducción a la Filosofia de la Liberación de Enrique Dussel.

A construção dos sentidos na cotidianidade e a cosmovisão: um estudo sobre a Filosofia de la Liberación de Enrique Dussel.

A práxis e a produção material da existência humana: um estudo do item Educação Libertadora, contido no capítulo Educação, do livro Educação e Política de Ernani Maria Fiori.

Cosmovisão na perspectiva teo-referente: um estudo a partir dos textos Reflexões críticas sobre weltanschauung: uma análise do processo de formação e compartilhamento de cosmovisão numa perspectiva teo-referente escrito por Fabiano de Almeida Oliveira e Cosmovisão: do conceito à prática na escola cristã, escrita por Mauro Meister.
  
Filosofia Andina e Racionalidade Andina: um estudo a partir de alguns textos de Josef Estermann.

A cosmoconvivência andina na perspectiva aymará: um estudo do artigo Cosmovivência andina – vivir y convivir em armonía integral – Suma Qamaña escrito pelo sociólogo e pesquisador aymará, Simón Yampara Huarachi.

Cosmovisão: Um estudo a partir do livro “Os tipos de concepção de mundo” de Wilhelm Dilthey.

4. DIÁLOGOS SOBRE OS “ESTUDOS SOBRE COSMOVISÃO” e CONVIVÊNCIA.

APÊNDICE 1
Listagem de temas estudados em cada autor

APÊNDICE 2
Contatos das autoras e autores